imagem do onda

domingo, 06 de abril de 2014

Bonito é exemplo de ecoturismo, diz sociedade internacional

Com o tema "Capacitação do ecoturismo nos destinos ao redor do mundo", foi lançada nesta terça-feira (1º) a Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014 (ESTC14 – Ecotourism and Sustainable Turism Conferece), que será realizada de 26 a 30 de abril, em Bonito-MS.

Bonito Informa

Para a coordenadora de desenvolvimento de produtos da Embratur, Delma de Andrade, trazer a ESTC14 para Bonito significa consolidar mais ainda o ecoturismo nacional no exterior. "É uma oportunidade de buscarmos mais conhecimento e mostrar ao mundo a excelência de destinos como Bonito, que é exemplo de ecoturismo e turismo sustentável. A principal vantagem é a questão do impacto em geração de emprego, renda, divisas e, consequentemente, uma melhor qualificação dos serviços turísticos que existem aqui", destacou.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, promover o turismo sustentável é gerenciar de forma responsável todos os recursos implicados nas atividades turísticas, para isso, são necessárias ações que estimulem a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas. “É preciso adotar uma política de sustentabilidade e investir em ações socialmente responsáveis junto à sociedade e os organismos públicos e privados. A conferência proporcionará uma discussão ampla sobre o ecoturismo e a sustentabilidade. A ideia é trabalhar o potencial do turismo, através da cooperação das entidades, comunidades, poderes públicos e privados, na proteção ambiental e desenvolvimento sustentável”, disse.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, destacou, além das belezas naturais, a infraestrutura de Bonito e o reconhecimento internacional como um dos melhores destinos turísticos do mundo.

O governador André Puccinelli lembrou os prêmios que o município recebeu ano passado e reforçou que a realização da Conferência laureia o modelo de desenvolvimento sustentável de Bonito. Ele acrescentou que o turismo é uma das mais importantes atividades econômicas que se consolida em Mato Grosso do Sul.

“Esperamos a presença de 50 a 60 países e Estados nesta conferência, a qual está tendo toda a retaguarda do nosso governo, por meio da Seprotur”, comentou.

Conforme o prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito, o Leleco, sediar a ESTC14 é mais um passo no progresso da cidade. "O turismo é nossa maior economia. Essa conferência, além de ser um marco histórico da questão ambiental, também é o reconhecimento de bonito como destino sustentável internacional", acrescentou.

Já os representantes da TIES, Ariane Janer e Glenn Jampol, frizaram que Bonito é dos melhores exemplos de ecoturismo. "É uma comunidade pequena que conseguiu se desenvolver. Eu conheci Bonito há 20 anos e hoje a cidade está bem melhor, provando que é possível se desenvolver sem deixar de lado a sustentabilidade", disse Ariane. "Esperamos que as discussões mundiais do turismo sustentável deixem um legado para a população local", completou Glenn. A Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014 também conta com o apoio do Sebrae e da Fecomércio-MS.

O diretor do Sebrae, Tito Estanqueiro, acredita que durante a realização do evento serão discutidos assuntos pertinentes ao empresariado local. "Esse é o foco do Sebrae e tenho certeza de que a ESTC será um sucesso para aqueles que vierem participar do evento, para os gestores de Mato Grosso do Sul e para o Brasil todo, que terá toda essa visibilidade", disse.

O diretor-presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo, reforçou que a realização da Conferência em Bonito coloca Mato Grosso do Sul numa vitrine mundial. "A Fecomércio-MS, que faz parte desse processo de desenvolvimento do Estado, fica muito feliz de estar dentro desse projeto, que é uma grande oportunidade para os empresários mostrarem suas potencialidades, seu trabalho e o serviço na área do comércio e hotelaria", destacou. A solenidade de lançamento foi realizada no auditório da Governadoria, e contou com a presença do governador do Estado, André Puccinelli; da secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; da diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun; da coordenadora de desenvolvimento de produtos da Embratur, Delma de Andrade; do prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito, o Leleco; dos deputados estaduais Marcio Fernandes e Dione Hashioka; do vereador Vanderlei Cabeludo; do presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo; do diretor do Sebrae, Tito Estanqueiro; e dos membros da Sociedade Internacional de Ecoturismo (TIES – International Ecotourism Society), Glenn Jampol e Ariane Janer.

Sobre a conferência - A Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014 (ESTC14 - Ecotourism and Sustainable Turism Conferece), será realizada de 26 a 30 de abril, em Bonito-MS. Considerada a mais importante do segmento de ecoturismo do mundo, é focada no avanço das metas de sustentabilidade para a indústria do turismo, na promoção das políticas e práticas que beneficiem as empresas e as comunidades. A ESTC ajuda a reforçar o papel do turismo na construção de um futuro mais sustentável.

A Conferência é realizada pela Sociedade Internacional de Ecoturismo (Ties - International Ecotourism Society), em parceria com o Governo do Estado, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, e com apoio da Embratur, da Prefeitura de Bonito do Convention Bureau de Bonito, da Fecomércio-MS e do Sebrae.
O evento internacional é realizado pela primeira vez no Brasil e é uma chance única para intercâmbio de informações e troca de experiências entre o turismo nacional e o mundo.

As inscrições para a conferência já estão abertas e as vagas são limitadas. Mais informações sobre o evento pelo site www.ecotourismconference.org.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: