imagem do onda

quinta, 07 de novembro de 2013

Sorvete assado é sobremesa tradicional em Bonito

Apesar de causar estranheza à primeira impressão, iguaria agrada tanto moradores como turistas.

Bonito Notícias

Palácio dos Sorvetes fica na avenida principal da cidade.(Foto: Daniela Aguena)

O verão chegou e junto com ele a vontade de viajar, conhecer novos lugares, sair da rotina.

Nessa época do ano, Bonito é um dos destinos mais procurados na região Centro-Oeste. Conhecida por seus balneários de águas cristalinas, grutas profundas, cachoeiras e trilha nas matas, a cidade também não fica atrás no que se diz respeito à gastronomia.

O sorvete assado da Palácio dos Sorvetes é uma das iguarias tradicionais do destino. O proprietário do local, João Pava, conta que já existem muitas cópias por aí, mas a receita original é dele mesmo. "Em 1987, eu abri uma sorveteria aqui em Bonito, só que quando esfriava ficava vazia. Minha esposa foi tentando várias receitas até criar o sorvete assado."

A sobremesa feita por Vilma, esposa de João, leva uma camada de salada de frutas ou pão de ló, sorvete à escolha do freguês e para finalizar o chantilly caseiro. Tudo é levado ao forno para gratinar.

Segundo João, a receita é um sucesso, e esteja frio ou calor, vende o ano inteiro. A cumbuca maior custa R$ 16 e menor sai por R$ 13. "É tudo natural, não tem essência e nem gordura trans", lembra o proprietário.

Frutos do Cerrado

Outras especialidades da casa são os sorvetes com sabores de frutos do cerrado. Todos são colhidos por João e a esposa nas matas ao redor da cidade. Os sabores variam desde os mais tradicionais como limão, jabuticaba e amora, até os de nomes diferentes como cagaita, araticum, bocaiúva, jaracatiá e a tradicional fruta do cerrado: a guavira.

O preparo é realizado na fábrica montada na casa de João. As frutas colhidas são selecionadas e transformadas em polpas, para depois darem sabor aos sorvetes.

A Soveteria Palácio dos Sorvetes está localizada na Av. Pilad Rebuá e abre diaramente das 8h30 às 00h.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: