imagem do onda

sexta, 30 de junho de 2006

Bonito é exageradamente belo

Correio da Bahia

Água se espalha em rios e cachoeiras por todos os cantos da cidade sul mato-grossense

Mergulhar nas piscinas naturais em meio aos peixes coloridos é a principal diversão em Bonito

A cidade de Bonito, na Serra da Bodoquena, chega a ser um exagero molhado. São várias cachoeiras, corredeiras, encostas, lagos e aquários naturais que chegam a 200 quilômetros quadrados, uma das várias opções ideais para o mergulho. De tão abundante, a água vem e vai dos rios Formoso, Sucuri, do Peixe e da Prata, que fazem o roteiro Caminho das Águas da Bodoquena. Como é impossível ter só água em pleno Pantanal, dourados, curimbatás, piraputangas e muitos outros peixes nadam em cardumes, além da presença de plantas aquáticas e animais.

Ao chegar em Bonito, provavelmente, você vai questionar se está no lugar certo. A referência de beleza dessa cidade do Mato Grosso do Sul vai além do seu próprio nome, mas isso fica por conta dos atrativos naturais mais afastados da pequena cidade, que tem apenas uma rua principal. A 20km do centro da cidade (de apenas 17 mil habitantes) está seu principal cartão-postal, a Gruta Lago Azul. A imensa abertura (extraordinária por sinal) dá início a mais pura das obras de arte, onde as estalactites (aquelas que crescem para baixo) formam a moldura da paisagem.

O sol brilha na água e, refletindo em minérios, rendem o lindo e translúcido azul. O lago chega a medir 70m de profundidade, a água é tão limpa que em quase toda sua extensão é possível ver os peixes coloridos e tão desinibidos com a presença de seres estranhos como os humanos. O Lago Azul é também fonte de achados arqueológicos, como fósseis de um bagre dente-de-sabre e uma preguiça gigante medindo 3m de altura.

Em Bonito, é como se Deus quisesse montar seu próprio aquário utilizando "ferramentas" da própria natureza brasileira, . Nadar na gruta é totalmente proibido, mas voltar para casa sem experimentar um pouco da vida dos peixes de Bonito é cruel demais. Felizmente, para que não haja tal frustração, Deus criou outros aquários naturais para nós, mortais, aproveitarmos. O Balneário do Sol, a 11km do centro urbano, é uma dessas piscinas. Às margens do Rio Formoso, peixes como piraputangas, curimbas e dourados têm na sua moradia belíssimas cachoeiras. Também é possível usufruir de lanchonete, espaço para um cochilo em redes, quadras de esportes e churrasqueiras com mesas e cadeiras. O lugar é ideal para um piquenique.

Com estrutura similar, os balneários Municipal (7km), Monte Cristo (9km) e Tarumã são ótimos para mergulho. O segundo fica no Monte Cristo Parque, onde nasce o Formosinho. Nela há um lago de cinco hectares, cascatas, trilhas de 2km e ainda a Praia da Figueira, que não tem esse nome à toa. Uma figueira de quase 30 anos cresceu o suficiente para ocupar mil metros quadrados de área, na mesma região ocupada por um lago de 60 mil metros quadrados, totalmente construído pela natureza.

E ainda tem mais! Existem outras ótimas atrações para se conhecer e que tornam a escolha difícil. Algumas delas são: Parque das Cachoeiras, Projeto Vivo/Fazenda da Barra, Cachoeira do Rio Peixe e Gruta Mimoso - considerada uma das melhores do mundo para mergulhos.

Adrenalina em cenários de tirar o fôlego

A principal atração de Bonito é, sem dúvida, o lazer aquático, entretanto, atividades terrestres, aérea e verticais completam muito bem o pacote de diversão. O Abismo Anhumas (22km), por exemplo, é adrenalina pura. Para explorá-lo, os aventureiros descem fazendo rapel, 72m até um lago de águas cristalinas do tamanho de um campo de futebol. Debaixo d´água, mais surpresas e belezas para os praticantes de mergulho livre e autônomo.

Boca da Onça é uma trilha de 2.780m pela mata virgem que leva ao fim do Rio Salobra, onde se tem a vista da cachoeira mais alta (156m) de Mato Grosso do Sul, além de um paredão de 90m para descida de rapel. Esse passeio exige um curso básico no dia anterior, sendo que os participantes recebem o certificado após fazer o percurso.

Para visitar as atrações de Bonito é exigido por lei a companhia de um guia turístico credenciado pela Embratur e prefeitura municipal. Além disso, muitas atrações ficam em propriedades privadas, exigindo a compra de ingressos. No geral, os passeios são um pouco mais caros que em outras regiões do Brasil.

Numa viagem de quatro dias por Bonito, o visitante deverá gastar uns R$500, fora hospedagem e transporte (é claro!). No caso da Gruta Lago Azul, a visita custa R$10 por pessoa, na entrada é possível comprar aperitivos e souvenirs na loja de artesanato, presente na maioria dos destinos da região, assim como lanchonetes e restaurantes.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: