imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Desculpe, não foi possível encontrar resultados para sua busca.
Você também pode gostar de...

23/03/2024

 A Capital do Ecoturismo será a sede da segunda edição da Feira Internacional de Destinos Inteligentes no Brasil (FIDI), em 2025. O evento reúne profissionais, empresas, líderes, empreendedores inovadores, instituições, estudantes, líderes turísticos, organizações não-governamentais e agentes públicos de turismo e tecnologia da América do Sul e países da Europa.

A captação foi articulada pela Fundação de Turismo de MS (Fundtur) e prefeitura de Bonito durante a primeira edição da feira, realizada de 17 a 19 deste mês, em Curitiba, com Mato Grosso do Sul sendo inserido em definitivo na era dos destinos inteligentes ao compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo aplicado na Espanha e Argentina.

O DTI Brasil (Destino Turístico Inteligente) é um projeto do Ministério do Turismo, que realiza diagnósticos e aponta procedimentos para o desenvolvimento do turismo local, além de capacitação dos gestores do setor. Bonito é um dos dez municípios selecionados na 2ª edição do projeto, enquanto Campo Grande está na quarta fase.

Visibilidade

Para o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, a escolha da Capital do Ecoturismo como anfitriã do próximo evento foi o coroamento da ação efetiva do Estado no recente encontro, onde foram apresentadas todas as vertentes regionais voltadas para a inovação e sustentabilidade – pilares que permeiam todas as ações de gestão do Estado do setor.

“A escolha de Bonito foi algo incrível e coloca Mato Grosso do Sul no mapa internacional desse novo modelo de desenvolvimento dos destinos turísticos mais responsáveis”, disse. “Com a presença de Bonito e Campo Grande, municípios selecionados no projeto, a nossa participação foi expressiva, com grande visibilidade e projeção para os dois destinos.”

Conquista

Ao ressaltar o apoio incondicional da Fundtur/MS nas estratégias de promoção do destino, inclusive na articulação que resultou na captação da edição de 2025 da FIDI, a secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori, frisou que sediar o importante evento internacional foi uma grande conquista do turismo de Mato Grosso do Sul.

“É resultado também de um trabalho contínuo, com a implementação de muitas ações voltadas não só para a promoção do nosso destino, mas dentro da própria metodologia do DTI Brasil, com a gestão do nosso prefeito Josmail Rodrigues pautada sempre pela inovação e um turismo sustentável”, disse.

22/03/2024

 A 2ª edição do Festival de Cerveja, que acontece nos dias 5 e 6 de abril, em Bonito, une rock nacional e cerveja artesanal, com programação de shows, workshops e degustação. Entre os artistas a se apresentarem no evento, estão Arnaldo Antunes e a banda Raimundos. O festival é aberto ao público.

O evento acontece na praça da Liberdade e tem início no dia 5 de abril, com apresentações de Márcia Cordeiro e do cantor nacional de música pop Arnaldo Antunes, a partir de 20h. Além dos shows, haverá cursos para aprimorar o conhecimento sobre a arte cervejeira.

Já no dia 6 de abril, os artistas a se apresentarem são As Máquinas de Seu Antônio, a banda de rock sul-mato-grossense Bêbados Habilidosos e a banda de rock nacional Raimundos. Os shows têm início às 20h.

Confira a programação:

Sexta-feira (5 de abril) – Márcia Cordeiro (local) e Arnaldo Antunes (nacional)
Local: Praça da Liberdade, Bonito/MS
Horário: a partir das 20h

Sábado (6 de abril) – As Máquinas do Seu Antônio (local), Bêbados Habilidosos (MS) e Raimundos (nacional)
Local: Praça da Liberdade, Bonito/MS
Horário: a partir das 20h

20/03/2024

 A 8ª edição da Feira Literária de Bonito (Flib) já tem data marcada – de 3 a 7 de julho – e terá como tema “Literatura: as fronteiras e as travessias”. O evento tem apoio institucional da Prefeitura de Bonito e será realizado na Praça da Liberdade, com toda programação gratuita.

O organizador da Feira, Carlos Porto, se reuniu com o prefeito Josmail Rodrigues e as secretárias de Educação e Cultura, Eliana Fregatto e de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Salvadori, para debater detalhes da organização e logística, uma vez que o evento objetiva sempre envolver a comunidade bonitense, principalmente escolas e centros de educação infantil, nas diversas atividades oferecidas.

“Um dos nossos pedidos a organização sempre foi para que a Flib fosse realizada considerando o calendário escolar da REME, para que as crianças possam participar de forma ativa, o que tem sido atendido”, detalha o prefeito.

Os homenageados desta edição serão o escritor Hélio Serejo (1912-2007), nascido em Nioaque, cujas narrativas e personagens permitem compor um quadro da cultura regional, deixando entrever as fronteiras em contos e causos, fragmentos de histórias que ouviu ou que viveu, em tempos e espaços que se perdem em suas memórias e Graciliano Ramos, escritor brasileiro representativo do romance regionalista dos anos 1930, cuja obra Vidas secas é um exemplo dos deslocamentos a que são submetidos os sujeitos nas diferentes regiões brasileiras, compondo nossas identidades, transgredindo nossas margens, estabelecendo novos territórios para si e para os outros.

As fronteiras estão em todos os lugares: nos gêneros literários, na cultura, na política, nos limites geográficos, na divisão de gênero, raça e etnias, entre outras, e são configuradas pela literatura, lugar por excelência dos transbordamentos e de tudo o que é acrescentado ao mundo pela imaginação. Consideramos importante que o tema provoque reflexões, alcançando um público mais amplo, que vive e convive com questões decorrentes das fronteiras, não como limite ou disputa, mas como lugar de troca de saberes, de vivências e vizinhanças, como é o caso de Bonito e de Mato Grosso do Sul.

19/03/2024

 A segunda edição do Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul Americano – já abriu inscrições para mostras competitivas. O evento vai acontecer entre os dias 20 a 27 de julho, em Bonito, com R$ 550 mil em prêmios aos vencedores.

Diretores e produtores de filmes sul-americanos e sul-mato-grossenses podem inscrever filmes de longa e curta-metragem (de até 20 minutos), concluídos nos anos de 2023 e 2024 e inéditos em circuito nacional. A novidade é a inserção dos filmes ambientais – que anteriormente estavam na Mostra Ambiental – na mostra competitiva.

No ano de 2023, foi realizada a primeira edição, no mês de novembro, quando representantes de 12 países se reuniram e houve a inscrição de 657 filmes.

As inscrições para participar do Festival, nas diversas categorias competitivas, estarão disponíveis no mês de março. A data será divulgada no site do Bonito CineSur e redes sociais.