BONITO / MS

31º

21º

sábado, 20 de julho de 2019

quinta, 26 de agosto de 2010

Capítulo 5 - Descobrindo as comunidades locais

A antiga denominação ``nativos`` talvez ainda seja a mais conhecida para denominar um grupo tradicional de moradores de um determinado local. Porém, hoje em dia, a melhor forma de identificá-los é por "comunidades locais".

Com o crescimento da discussão sobre ecologia, e depois do ecoturismo, o mundo descobriu como andam frágeis nossos ecossistemas, e se deu conta da existência dessas comunidades, responsáveis pela preservação de tradições e antigas maneiras de viver.

De repente virou moda ser ecologista e conhecer algum "nativo", passar uns dias numa colônia de pescadores ou aldeia indígena. Parecia não haver qualquer problema nesta nova interação, até alguém perceber que, em muitas dessas comunidades, os visitantes alternativos aos poucos estavam sendo substituídos por especuladores imobiliários e oportunistas que se aproveitavam da ingenuidade das pessoas. O resultado foi a substituição da cultura tradicional por modelos de exploração turística que não beneficiaram a população local. Infelizmente isto aconteceu (e ainda acontece!!) em muitos lugares, e o que é pior, com a falsa propaganda do ecoturismo.

A interação entre diferentes comunidades pode ser muito positiva se houver respeito mútuo. A tecnologia, o saneamento e a educação são essenciais ao bem-estar humano, mas devemos lembrar que têm o mesmo valor que a preservação das tradições, dos valores, da história e do meio ambiente local. Antes de impormos nossos valores, devemos sempre ouvir a experiência deste povo, pois possuem um conhecimento empírico que com certeza surpreenderia muita gente que se deixa enganar por uma aparência humilde e matuta.

Na sua próxima viagem, procure conhecer essas comunidades, provavelmente você passará a enxergar o lugar sob um novo ponto de vista.

COLUNISTA

Maria Antonietta

tietta@portalbonto.com.br

Maria Antonietta Castro Pivatto, Bióloga, especialista em ecologia e ecoturismo, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Bloga no Bonito BirdWatching: http://bonitobirdwatching.blogspot.com/

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: