imagem do onda

quinta, 26 de agosto de 2010

O mundo misterioso de Mato Grosso do Sul

Existe um mundo quase inacessível à grande maioria das pessoas. Um mundo, onde a escuridão e a busca pelo desconhecido, instigam as mentes dos homens que se aventuram a conhecê-lo. Um mundo onde estes homens, munidos de equipamentos e de tecnologia avançada, se vêem às voltas com as mais primitivas sensações, que perturbam a alma ser humano desde o início de sua existência. Este mundo é o mundo das cavernas inundadas do Mato Grosso do Sul.

Os que já viram filmes antigos como Viagem ao Centro da Terra, baseado em obra de Júlio Verne, ou então o clássico Imensidão Azul, que conta a saga do recordista francês Jaques Mayol, talvez consigam vislumbrar a sensação de estar mergulhando e ao mesmo tempo explorando uma caverna. Esta combinação de duas atividades tão apaixonantes como o mergulho e a exploração de cavernas, deu origem a um esporte que cresce muito em nosso país, o Mergulho em Cavernas.

Algumas regiões do Mato Grosso, Goiás e Bahia, propiciam também a prática desta atividade porém, é no Mato Grosso do Sul, na região da Serra da Bodoquena que compreende os municípios de Jardim, Bodoquena e Bonito, onde se encontram os melhores lugares do Brasil para a prática deste esporte. O Mergulho em Cavernas só pode ser praticado por pessoas devidamente treinadas e seguindo estritamente todos os padrões de segurança aprendidos no curso. O nível de risco e bastante alto, o que faz com que o investimento em equipamento, segurança e cursos seja igualmente alto por parte dos praticantes, dos operadores e das escolas. Qualquer mergulhador certificado no nível avançado, pode ingressar num curso de mergulho em cavernas. A atividade exige técnica e disciplina. O prêmio, é o conhecimento, o desafio superado e a oportunidade de entrar neste mundo cheio de beleza e mistério, onde a natureza esculpiu formas e abriu caminhos, capazes de levar o homem, ao interior de seu planeta, numa aventura digna dos livros de Julho Verne.

A cidade de Bonito além de possuir várias cavernas para mergulho, conta com uma das melhores infra-estruturas do país para esta atividade, como por exemplo, estação de recarga para gases especiais, tipo NITROX e TRIMIX além de pessoal capacitado para conduzir os mergulhos com segurança. Todo o processo de Uso Turístico das Cavernas está sendo regulamentado pelo IBAMA / CECAV que agora também conta com escritório em Bonito, a ser inaugurado brevemente.

As cavernas são lugares muito especiais, habitadas por criaturas especiais e visitadas por pessoas, que deveriam entender isto como um grande privilégio.

COLUNISTA

Ismael Escote

ismael@portalbonito.com.br

Ismael Escote, Instrutor de Mergulho PDIC. Cave Diver - Trimix Diver - Technical Diver. Guia de Turismo e empresário.

O QUE ACHOU DESSE COLUNA ? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: