BONITO / MS

31�

21�

terça, 30 de novembro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

O Corredor Bioceânico do Cone Sul

A Expo 2004 de Assunção (23º Edição da Expofeira Internacional de Pecuária, Indústria, Agricultura, Comércio e Serviços e 55º Edição da Exposição Nacional de Pecuária), segue cheia de eventos e encontros empresariais – principalmente no pavilhão GEICOS – Grupo de Empresários Interregional do Centro Oeste Sudamericano, onde Bonito está expondo.

A principal meta deste grupo empresarial é a criação de um corredor bioceânico que facilite o transporte de produtos de exportação para outros continentes; ou seja facilitando o acesso do Brasil, por exemplo, aos portos do Oceano Pacífico que ficam no Chile – mais precisamente em Iquique. E ao mesmo tempo facilitando que a produção de países como Bolivia, Paraguai, Chile, Argentina e Uruguay chegue aos portos do Oceano Atlântico. Isso inclui construção e manunteção de estradas, facilidades alfandegárias, sinalização e envolvimento do poder público de todos os países envolvidos.

Por isso, dia 09 de julho, sexta-feira, governadores e prefeitos das principais regiões envolvidas com a criação do corredor, tiveram uma manhã de reuniões para rever os objetivos, acompanhar o andamento efetivo dos projetos e dos compromisos assumidos anteriormente. O Vice-Governador do Mato Grosso do Sul, Sr. Egon Kracheke participou falando sobre o “Modelo Sócio-Econômico de Mato Grosso do Sul e a Integração com a Ásia” – comentou sobre as cadeias produtivas que o Estado possui e seus principais consumidores internacionais que são atualmente China e Índia. Outros governadores e embaixadores também comentaram sobre a produção de suas regiões e a importância da criação de um corredor bioceânico que facilite e barateie o transporte de seus produtos para exportação.


Egon (Vice-Governador do MS, em sua apresentacao)

Um destaque deve ser dado ao Prefeito da cidade de Iquique, no Chile, Sr. Jorge Soria, por seu empenho e conhecimento amplo sobre os países do Cone Sul e, principalmente, por sua defesa e divulgação do Porto de Iquique – segundo ele, um dos maiores portos naturais em profundidade e capacidade de desembarque de cargas do mundo. Sua palestra foi sobre “O Corredor Bioceânico Central e os Portos do Pacífico”.

Houveram também palestras do Governador da Província de Boquerón, no Paraguai, Sr. David Swaztky, sobre “A Água e o Desenvolvimento do Chaco Paraguayo”. O Presidente Geral da Integração Bioceânica, Sr. Raul Silvero, da Argentina, falou sobre “A integração Ásia – Pacífico e a Situacao Atual do Processo”. E o Embaixador da Bolivia no Paraguai, Sr. Alfredo Seoane, comentou sobre “A Integração Bioceânica Multimodal e a Experiência Boliviana”.

No período da tarde a reunião continuou com apresentação de outros governadores e prefeitos dos países envolvidos e um dos principais assuntos foi o turismo como forma de integração e desenvolvimento de comunidades. Um representante das comunidades menonitas do chaco paraguaio falou sobre as potencialidades daquela região e do trabalho que já vem sendo realizado – inclusive divulgação da região em feiras internacionais da Europa. Ao final, como encerramento, o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, realizou uma apresentação sobre “O Modelo de Turismo Ecológico de Bonito-MS”; palestra que foi muito bem comentada e despertou interesse de todos pela região.


Ana (Assessora do COMTUR, em sua apresentação)

O encerramento do dia se deu com a realização da “Noite Boliviana”, no pavilhão GEICOS.

COLUNISTA

Ana Cristina Trevelin

ana@portalbonito.com.br

Administradora, pós-graduada em Gestão e Manejo Ambiental, com cursos extra-curriculares nas áreas de turismo, meio ambiente e empreendedorismo. Consultora para Gestão e Planejamento em Turismo através da Bionúcleo – Gestão Ambiental e Empresarial e membro docente do IESF/UNIGRAN, nos Cursos de Administração Rural e Turismo.

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: